Triangle Circle Shapes
Square Cross Shapes
 
 

Avisos sobre saúde

AVISO: FOTOSSENSIBILIDADE/ ATAQUES EPILÉTICOS

Um percentual muito baixo de pessoas pode sofrer ataques epiléticos ou desmaios quando expostos a determinados padrões ou flashes de luz. A exposição a certos padrões ou fundos de tela em uma televisão ou durante a reprodução de jogos pode provocar ataques epiléticos ou desmaios nesses indivíduos. Essas condições podem desencadear sintomas epiléticos não detectados anteriormente em pessoas sem histórico de epilepsia ou convulsão. Se você, ou qualquer pessoa da sua família, tiver epilepsia ou já tiver sofrido convulsões de qualquer tipo, consulte um médico antes de jogar. INTERROMPA IMEDIATAMENTE o uso do sistema e consulte o seu médico antes de voltar a jogar. Se você ou seu filho apresentar algum dos seguintes problemas de saúde ou sintomas:

  • Vertigem
  • Visão alterada
  • Espasmos musculares ou oculares
  • Perda de consciência
  • Desorientação
  • Convulsão ou
  • Qualquer movimento involuntário ou convulsivo

SOMENTE VOLTE A JOGAR COM AUTORIZAÇÃO DO SEU MÉDICO.

Utilização e manuseio de jogos para reduzir a possibilidade de convulsão:

  • Use o aparelho em uma área bem iluminada e fique o mais longe possível da tela da televisão.
  • Evite usar televisões de tela grande. Use televisões com o menor tamanho de tela disponível. 
  • Evite o uso prolongado do sistema PlayStation®.
  • Faça uma pausa de 15 minutos a cada hora de jogo.
  • Evite jogar quando estiver cansado ou precisando dormir.

Pare de utilizar o sistema imediatamente se sentir qualquer um dos seguintes sintomas: sensação de desmaio iminente, náusea ou sensação similar a enjoo devido ao movimento, desconforto ou dor nos olhos, orelhas, braços e mãos ou qualquer outra parte do corpo. Se os sintomas persistirem, consulte um médico.

AVISO sobre o controle sem fio DUALSHOCK®4 e controle SIXAXIS™

Quando usar a função de sensor de movimento do controle sem fio SIXAXIS™ ou DUALSHOCK®4, tenha cuidado com os seguintes pontos: Se o controle bater em uma pessoa ou objeto, poderá causar danos ou ferimentos acidentais. Antes de usar, verifique se há espaço suficiente à sua volta. Durante o uso do controle, segure-o com firmeza para ter certeza de que ele não escorregará da sua mão. Se usar um controle conectado ao sistema PS3® com um cabo USB, verifique se há espaço suficiente para o cabo, de modo que ele não bata em uma pessoa ou um objeto. Além disso, tenha cuidado para não puxar o cabo para fora do sistema PS3® ao usar o controle.

AVISO DE SEGURANÇA do PlayStation®Move

Ao usar o controle de movimento, evite segurá-lo a menos de 20 cm de distância do seu rosto ou olhos. Se o controle de movimento atingir uma pessoa ou objeto, ele pode provocar ferimentos ou danos acidentais. Antes de usar o controle, verifique se há espaço suficiente à sua volta. Segure o controle com firmeza para evitar que ele escorregue da sua mão.  Sempre use a pulseira e prenda-a com a trava.

ALERTA DE USO DE DISPOSITIVO 3D

Algumas pessoas podem sentir desconforto (como pressão ou fadiga ocular ou náusea) ao assistirem a imagens de vídeo em 3D ou jogarem videogames em 3D estereoscópico em aparelhos de televisão 3D. Caso sinta tal desconforto, interrompa imediatamente o uso da televisão até o desconforto passar.

A Sony Network Entertainment International LLC ("SNEI") e Sony Computer Entertainment America LLC ("SCEA") recomendam que todos os usuários façam pausas regulares durante a reprodução de vídeo em 3D ou jogos em 3D estereoscópico. A duração e a frequência das pausas necessárias podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, faça pausas longas o suficiente para que quaisquer sensações de desconforto passem. Se os sintomas persistirem, consulte um médico.

A visão de crianças pequenas (principalmente as menores de seis anos de idade) ainda está em desenvolvimento. A SNEI e SCEA recomendam que você consulte um médico (como um pediatra ou oftalmologista) antes de deixar que crianças pequenas assistam a imagens de vídeo em 3D ou joguem videogames em 3D estereoscópico. Adultos devem supervisionar crianças pequenas para assegurar que as recomendações listadas acima sejam seguidas.